Crescei e Multiplicai-vos (em Tempo de Crise)...


Crescei e Multiplicai-vos (em Tempo de Crise)

Procurámos e...encontrámos! Entre os alunos descobrimos a Mafalda e a Teresa que pertencem a famílias numerosas, nove pessoas em cada caso - pais e sete filhos. Perguntámos como é viver numa família tão grande em tempo de crise. As respostas aqui ficam. Conclusão - o dinheiro não é o mais importante!
 Chamo-me Mafalda Boal Koehnen, sou aluna do 7.º A, tenho 12 anos e sou a mais velha de sete irmãos - cinco raparigas e dois rapazes. Somos muitos em casa e poupar faz parte do nosso vocabulário, desde sempre.
Hoje em dia não é muito frequente encontrar uma família tão grande como a minha. Poupar para nós é bastante usual. Temos várias formas de o fazer: a roupa passa de uns para os outros; partilhamos várias coisas (uma delas, os quartos); no Natal,  pedimos sempre uma prenda em conjunto e cada um pede prendas úteis; poupamos na água e na eletricidade; não costumamos tomar banho de imersão; quando queremos alguma coisa vemos sempre os preços. Mesmo com a crise gosto da minha grande família. Estamos inscritos na Câmara Municipal nas Famílias Numerosas e na Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, da qual a minha mãe é coordenadora em Vila Real. 

 Chamo-me Maria Teresa Coimbra de Mello Vaz de Sampayo, tenho 14 anos, sou aluna do 9.º G e sou a quinta filha numa família de sete irmãos - quatro raparigas e três rapazes. Não é fácil gerir uma família tão grande. A minha Mãe prescindiu de ter emprego para se dedicar, em exclusivo, a nós. Vivemos num duplex, cada um de nós tem um quarto próprio. Todos poupamos! Tenho muitos primos, a roupa vai circulando na família. Os duches não podem ser demorados, cinco minutos bastam. Estamos inscritos nas Famílias Numerosas da Câmara Municipal, o que permite uma redução nos transportes, pago 9 euros pelo passe, os outros estudantes pagam 12 euros.
É bom ter muitos irmãos. Aprendemos a ser generosos e mais atentos aos outros.

0 Response to "Crescei e Multiplicai-vos (em Tempo de Crise)..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger