Escola e Integração...

Educar é o grande objetivo de qualquer professor! Educar alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente é algo sublime e um constante desafio.
O Decreto –Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro preconiza a educação de todos e para todos os alunos, tendo como premissa a qualidade de ensino orientada para o sucesso escolar e, por  consequência, para uma escola inclusiva, não apenas na lei, mas sobretudo na prática.  Para a concretização desta premissa, é preciso construir/elaborar respostas educativas diferenciadas, respostas integradoras e dinâmicas. Para isso, são definidos apoios especializados, visando a criação de condições para a adequação do processo educativo destes alunos.
São exigidas competências de utilização de caráter prático, flexível e adaptável. São requeridos não apenas mais saberes, mas principalmente mais capacidade para aprender em permanência e em todos os contextos. São necessárias estratégias de atuação para melhor responder às necessidades específicas de cada aluno.
 
A inclusão do João Pedro nesta Escola, onde já está há dois anos, tem sido um êxito, a avaliar pela satisfação do aluno e testemunho dos pais do aluno. Estes são perentórios em afirmar que o seu educando, apesar das suas limitações, do handicap e do seu perfil de funcionalidade, está melhor integrado na escola pública do que numa instituição. Para esta situação, muito contribuiu a boa prática do trabalho em parceria e cooperação entre os professores que acompanham o João, o diálogo permanente com todos os agentes educativos, fazendo o ponto de situação sobre o desempenho e desenvolvimento do aluno, a elaboração do Programa Educativo Individual (PEI) e a definição e concretização do Plano Curricular contemplando diversas áreas e o trabalho dirigido e estruturado de acordo com o seu perfil de funcionalidade na atividade e participação.
Em jeito de conclusão, deixo expresso que a minha intervenção educativa tem sido pautada por práticas integrativas e inclusivas no seio escolar, com um apelo constante à motivação, estimulação e aprovação. O espaço educativo destinado à aprendizagem enquadra-se em contextos diversificados, tal como elucidam as imagens.
Eduarda Costa Pinto - professora de Educação Especial


O início do ano letivo 2010/2011 reservou-me uma surpresa: o João Pedro. Pela primeira vez, em trinta anos de docência, vi-me confrontada com uma situação inédita: na minha direção de turma, o 7.º C, estava um aluno portador de Trissomia 21. A presença diária na Escola do João Pedro constituiu um enorme desafio para todos. No início, tudo parecia muito difícil e complicado, pois o João Pedro não conhecia a Escola nem os professores. Apenas os alunos da turma eram velhos conhecidos que o acompanhavam desde o 1.º ano de escolaridade. Valeu a ajuda de duas assistentes operacionais que o conheciam: a D. Dores Miguéis e a D. Dalila Tuna. O trabalho abnegado da professora de Educação Especial, Eduarda Valente, é responsável por pequenos/grandes milagres na implementação de estratégias para a aquisição de conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática numa perspetiva funcional. Passados quase 2 anos de trabalho diário com o João Pedro, assistimos a momentos gratificantes que se traduzem por pequenas/grandes vitórias: movimentação, sem problemas, no espaço físico da Escola. Já sabe fugir às aulas escondendo-se no seu espaço de eleição, o ginásio; aquisição de uma postura corporal mais correta; participação nas atividades desenvolvidas fora do espaço da Escola. A sua saudação diária olá, professora é uma  conquista notável pois contrasta com a expressão carregada com que nos brindava, com frequência, no início do ano letivo 2010/2011.

                                                                                        Elsa Rebelo - Diretora de Turma do 8.º C

O João Pedro é um bom menino. Ele já é da minha turma há 8 anos. O João Pedro gosta de jogar futebol e basquetebol. Ele está sempre feliz. O João Pedro não gosta de trabalhar.

                                                                                                              João Nuno Ferreira - 8.º C


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