Três anos depois...

Manuel Coutinho - Diretor da Escola S/3 S. Pedro

Com o envolvimento de todos, acredito que é possível reinventar a escola pública...

Decorridos três anos sobre a minha eleição como Diretor da Escola S/3 S. Pedro, posso afirmar que o projeto de intervenção, então apresentado ao Conselho Geral, foi já, maioritariamente, cumprido. Esse documento, concretizado dia após dia, assenta nos seguintes princípios:
- O futuro constrói-se na escola;
- É sempre possível inovar e melhorar, partilhando responsabilidades;
- É imperioso criar normas claras e exigir o seu cumprimento, ressalvando a atitude crítica fundamentada;
- É possível, a escola reconstruir uma sociedade de valores/princípios.

Das diversas áreas de intervenção apraz-me salientar o trabalho na área pedagógica, com os objetivos de promover a qualidade do ensino e o sucesso escolar, bem como, a avaliação externa da Escola. Para a primeira área mencionada procedemos à:
1. Revisão do Projeto Educativo a partir do Conselho Pedagógico e a sua aprovação no Conselho Geral; 2. Reformulação do Projeto Curricular de Escola, adaptando-o à nova realidade e aos normativos legais, com especial atenção na definição dos critérios de avaliação; 3.  Atualização do Regulamento Interno da Escola e a sua aprovação no Conselho Geral; 4.  Institucionalização de uma equipa responsável pela avaliação interna da Escola; maior apoio institucional e material à realização dos Conselhos de Turma, nomeadamente nos momentos de avaliação no final de cada período e ano escolar; 5. Aplicação atempada, coerente, racional e pedagógica das medidas corretivas e disciplinares sancionatórias para melhorar as atitudes e comportamento dos alunos.
Na avaliação externa da Escola ocorrida no início de 2011, cerca de três meses após ter sofrido um enfarte agudo do miocárdio, foi-nos atribuído, por domínio:
1.  Resultados – Bom; 2. Prestação do serviço educativo – Muito Bom; 3. Organização e gestão escolar – Muito Bom; 4. Liderança – Muito Bom; 5. Capacidade de autorregulação e melhoria da Escola – Bom.
Tenho o privilégio de trabalhar com uma equipa fantástica e solidária e revejo-me nos professores, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e alunos da Escola.
A nossa Escola é considerada um local aprazível e seguro, onde se gosta de aprender e ensinar. Tem uma imagem muito positiva no meio onde se insere e mesmo ao nível das   diversas estruturas do MEC. Esta imagem foi construída ao longo dos 124 anos de existência, é procurada por antigos alunos que a elegem como Escola para os seus filhos e netos ou como local de emprego. Lidero uma equipa que trabalha todos os dias por uma escola de qualidade em que o saber e o ser são pilares essenciais num espaço de inclusão.
Atravessamos tempos muito difíceis e incertos. A escola tem de ser um espaço de relançamento da esperança no futuro, de preparação para enfrentar e vencer os desafios que temos pela frente, de promoção do sucesso educativo e da formação integral dos alunos. Para isso, temos de apostar numa cultura assente no trabalho, na competência, na exigência, na qualidade, no rigor, na disciplina e na solidariedade. Expresso o meu agradecimento a todos os que integram esta comunidade escolar e todos os dias lutam para que tudo funcione bem!


Manuel Coutinho - Diretor da Escola

0 Response to "Três anos depois..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger