Um Conselho Tribal (?!)

 Isabel Gomes
Presidente do Conselho de Escola S/3 S. Pedro

Como Presidente do Conselho Geral desta Escola é um prazer, para mim, escrever para o jornal  O Broas. É sempre com muita satisfação que folheio as suas páginas e vejo que a sua essência se enquadra na citação de Machado de Assis: O jornal é a verdadeira forma de república do pensamento. É a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, é a literatura comum, universal, democrática, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o jogo das convicções. E O Broas em todas as edições permite a todos os seus leitores, através dos artigos dos professores, dos alunos e dos funcionários, navegar pelo mundo das ideias e do conhecimento. Assim sendo, através deste artigo, pretendo levar-vos numa viagem até ao funcionamento do Conselho Geral desta Escola.

O Conselho Geral da Escola S/3 S. Pedro existe há cerca de três anos, sendo um órgão deliberativo, moderador e de supervisão. Na sua composição estão 21 elementos: 1 Presidente, 7 representantes do Corpo Docente, 2 representantes do Pessoal Não Docente, 5 representantes dos Pais/Encarregados de Educação, 1 representante dos Alunos, 3 representantes do Município, 3 representantes da Comunidade Local e o Diretor da Escola. Em conjunto, os seus membros, nas diversas reuniões, analisam, debatem, aprovam e emitem parecer ou deliberam sobre os vários assuntos relacionados com as regras de funcionamento da Escola, quer no plano da criação das regras, quer no plano de concretização das mesmas. Metaforicamente, podemos mesmo equiparar o Conselho Geral a um Conselho Tribal, ou seja, aquele Conselho onde os anciãos da aldeia se reúnem para discutir os assuntos decisivos, quer da sua população, quer do governo daquele povo, quer inclusive do relacionamento com os povos vizinhos. O Conselho Geral permitiu e continua a permitir a criação de sinergias na Escola, de forma a ser um espaço assente no empenhamento de todos os intervenientes no processo educativo, olhando para a Escola como um todo.

Ao longo destes três anos, enquanto Presidente do Conselho Geral, esforcei-me para transmitir a toda a comunidade educativa a importância de educar e de ter uma visão global da Escola. Nem sempre foi uma tarefa fácil,  mas os  trinta e seis  anos de carreira fazem-me acreditar que a comunidade educativa está sensibilizada para o verdadeiro valor da escola e da sua função na formação dos jovens de hoje que serão o motor de trabalho deste país. Acredito que todas as medidas tomadas quer em prol dos alunos, dos professores ou dos funcionários contribuíram, de forma decisiva, para o desenvolvimento desta Escola. A viagem pelo Conselho Geral podia ser mais pormenorizada, mais reveladora, mas, como em qualquer conselho tribal, vigora,  entre os membros,  princípios de privacidade, de legalidade, de informação e, acima de tudo, de luta pelo bem comum desta comunidade.

Termino, apelando à vossa participação, ao vosso gosto por este espaço e, claro, apelando à estima pela vossa Escola, que pelas vossas veias corra o ADN S. Pedro.



                                                                              Isabel Gomes - Presidente do Conselho de Escola


0 Response to "Um Conselho Tribal (?!)"

Enviar um comentário

Powered by Blogger