Mares - Oceanos - Poluição

Teresa Bastos | 9.º E
Ir à praia, tomar banhos refrescantes nas águas do mar, praticar desportos náuticos, mergulhar e apreciar o deslumbramento da explosão de cores e o bailado dos movimentos de peixes e plantas são bênçãos que a generosidade da Natureza nos ofertou. Essas dádivas maravilhosas estão a ser destruídas pela ação humana a uma grande velocidade e alarma todos os que amam o mar e querem preservar as formas de vida que neles habitam. Não está fácil! 

São múltiplos os perigos e as fontes de poluição: produtos químicos usados na agricultura e na indústria; esgotos domésticos e industriais; óleos de cozinha e de automóveis a gasolina; resíduos radioativos depositados no fundo do mar; lavagem e derrames dos petroleiros que provocam as célebres marés negras; … mas, uma das mais mortíferas é a do plástico.

Oito milhões de toneladas de plástico são lançadas, por ano, nos mares e oceanos. Existem ilhas, para alguns, continentes flutuantes, de plástico, sendo o caso mais grave o do oceano Pacífico. Se queres saber mais, vê o documentário Garbache Island: Na Ocean Full of Plastic.
Teresa Bastos | 9.º E
Reduzir o número de sacos de plástico que usamos é uma emergência. Pessoas preocupadas e sensibilizadas para este problema lutam para encontrar soluções. Entre elas, destaca-se o jovem Boyan Slat que, aos vinte anos, criou a Fundação The Ocean Cleanup e trabalha num sistema para eliminar o plástico dos mares e oceanos. É um bom exemplo de cidadania e ambientalismo que deve ser seguido. Alia-te aos movimentos de defesa dos mares!

Se amas a Natureza e dela queres usufruir e permitir que os outros também tenham essa possibilidade, muda os teus hábitos de consumo:
- não uses sacos de plástico;
- caminha mais e anda de bicicleta;
- não uses aerossóis [spray’s];
- reduz as tuas compras;
- reduz o uso de detergentes;
- reduz o consumo de fritos;
- reduz o uso de bronzeadores;
- reduz a tua pegada ecológica.


Alunos do 9.º E






O Broas

0 Response to "Mares - Oceanos - Poluição"

Enviar um comentário

Powered by Blogger