Banco Central Europeu - BCE...


O Banco Central Europeu (BCE) é o banco central responsável pela moeda única da Zona Euro e a sua principal missão é preservar o poder de compra do euro, assegurando assim a estabilidade de preços. A sua sede está localizada na cidade alemã de Frankfurt.
A entrada em vigor do Tratado de Lisboa fez do BCE uma instituição da UE.
O BCE foi fundado em 1 de Junho de 1998 com a adesão dos onze estados membros que tinham cumprido as condições necessárias para adotarem a moeda única em 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Finlândia. Estabelece e aplica a política monetária europeia, dirige as operações de câmbio e garante o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos.
O BCE é a instituição central da política monetária da UE e o centro do Sistema Europeu de Bancos Centrais. Os seus objetivos são:
- Manter a estabilidade de preços na UE sendo totalmente independente do resto das instituições europeias e dos diferentes governos nacionais;
- Garantir o bom funcionamento do sistema de pagamentos através do sistema (TARGET);
- Administrar as reservas de divisas que os países membros nele depositam;
- Colaborar com as autoridades de cada país nas funções de supervisão bancária;
- Emitir as notas de euro e estabelecer a quantidade de moedas de euro que os países membros devem cunhar para assegurar o fornecimento.
 Joana Teixeira - João Cabral - 9.º A




0 Response to "Banco Central Europeu - BCE..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger