Li, Gostei e Recomendo - O romancista ingénuo e o sentimental...



Oferecido por uma grande amiga (que, a par disso, é a minha conselheira preciosa e ímpar no campo das leituras que me vai dando a conhecer), o livro O romancista ingénuo e o sentimental prendeu-me desde a primeira palavra! É uma obra que resulta da compilação de seis conferências do escritor turco - Orhan Pamuk proferidas a convite da Universidade de Harvard (as conferências Norton, onde um vulto do mundo literário é convidado, anualmente, a pronunciar-se sobre um tema que lhe mereça reflexão). Pamuk, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 2006, cria um fio condutor nessas conferências, dissecando um ensaio filosófico de Schiller sobre a poesia ingénua e sentimental, pretendendo responder a diversas questões que o preocupam: O QUE É LER? O QUE SE PASSA DENTRO DE NÓS QUANDO LEMOS?..., usando  o saber que acumulou ao longo de dezenas de anos de leitor ávido e escritor de romances. Começa a sua busca fazendo a distinção entre o que é, segundo Schiller, um  leitor ingénuo (ligado à espontaneidade) e um sentimental (ligado à emoção refletida).
A forma simples, sem ser simplista, com que aborda os mecanismos do ato de ler e a procura de resposta para a famigerada e dificílima questão: O QUE É LER? deixou-me deliciada! O autor desconstrói o ato de ler duma forma brilhante e que muito me fez pensar.
É surpreendente como Pamuk responde de um modo magnífico, numa frase aparentemente banal, a uma questão tão difícil de ser respondida! É genial... e se atentarmos bem, o ato de ler implica que o leitor folheie, e o folhear a página significa que o leitor quer ver saciada a sua curiosidade, quer saber o que aconteceu a esta ou aquela personagem, quer saber o que vai acontecer!!!... É um interrogar em permanência, mesmo sem que se tenha consciência que se está envolto nesse interrogar!!!!... A leitura é para os curiosos… e são estes que se irão rever nesta definição tão rica!
Anabela Coelho - professora de Ciências Físico-químicas

0 Response to "Li, Gostei e Recomendo - O romancista ingénuo e o sentimental..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger